Menu

Cataratas do Iguaçu: Uma das maravilhas da natureza Destaque

Cataratas do Iguaçu: Uma das maravilhas da natureza
Cataratas S.A

Eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu encantam turistas do mundo inteiro que visitam o Parque Nacional do Iguaçu e seus atrativos.

Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre o Brasil e Argentina, sendo seu acesso pela cidade de Foz do Iguaçu (PR) no lado brasileiro e Puerto Iguazú (Missiones) no lado argentino.

As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.

Iguaçu

A palavra significa "água grande"na etimologia tupi-guarani

O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão.

A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m³ por segundo, variando de 500 m³/s nas ocasiões de seca a 8.500 m³/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

Saltos

Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Trilha

Com 1.200 metros de extensão, a trilha que leva ao mirante principal das Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro, é considerada de dificuldade moderada, devido aos existentes ao longo do caminho. Ao longo do percurso existem mirantes de contemplação, onde o visitante pode apreciar as quedas de água com uma vista mais próxima.

Durante o percurso é possível observar algumas espécies da fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu.

Ao final da trilha o visitante encontra a passarela de acesso à Garganta do Diabo, a mais deslumbrante das quedas das Cataratas do Iguaçu, que possui cerca de 80 metros de altura e proporciona um batismo com a nuvem das águas do Rio Iguaçu.

Dicas para o passeio

Por ser um passeio onde o visitante caminha em meio a trilha que leva ao mirante principal das Cataratas do Iguaçu do brasileiro, algumas recomendações ajudam durante o passeio.

Recomenda-se

  • Hidratar-se - Beber muita água antes e durante o percurso;
  • Protetor solar - Use sempre para se proteger;
  • Repelente - Devido ser uma área de mata, recomenda-se usar com frequência para evitar insetos;
  • Capa de chuva - Constantemente uma leve garoa nas Cataratas do Iguaçu, proporciona um batismo aos visitantes que contemplam sua beleza (na loja de souvernis o visitante pode adquirir sua capa, caso não leve);
  • Aproveite mais o passeio usando roupas leves e calçados apropriados para caminhada;
Valor do ingresso

Para as conhecer as Cataratas do Iguaçu, o visitante deverá adquirir o ingresso que dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, o valor do ingresso é diferenciado de acordo com a nacionalidades sendo:

  • Integral - Estrangeiros;
  • Brasileiros - Moradores dos estados brasileiros e Distrito Federal;
  • Mercosul - Turistas de nacionalidade de países integrantes do bloco do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela);
  • Passe Comunidade - Desconto especial para os moradores dos municípios vizinhos à unidade de conservação (acesse aqui para mais informações do Passe comunidade).

O ingresso pode ser adquirido online (acesse aqui) através do portal de vendas da Cataratas S.A.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Participe e Ganhe Prêmios Incríveis

Acesse or Cadastre-se

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?